quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Concurso Literário do Clube de Trovadores Capixabas / Clério Borges * Antonio Cabral Filho - Rj

CONCURSO DE CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, TROVAS E HAICAI
RECEBE TRABALHOS DE TODO BRASIL  ATÉ 31 DE MAIO

            Considerando que o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins lucrativos de divulgação da Trova e da Poesia em geral, completará no dia 1º de Julho de 2017, trinta e sete (37) anos de fundação, entendeu por bem a Diretoria da entidade em comemoração a referida data, promover quatro Concursos Literários a nível Municipal, Nacional e Internacional, de PROSA, POESIA, TROVA E HAICAI, com entrega dos trabalhos somente pelos Correios, até o dia 31 de maio de 2017, com o Tema Livre. Os trabalhos devem ser encaminhados para a sede do CTC, na Rua dos Pombos, 2 – Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, Cep: 29 160-280. No caso de crônicas e contos pede-se o envio de três vias da obra, para facilitar o trabalho da Comissão Julgadora. Trova e Haicai podem ser uma via só.
A entrega de Troféus, Medalhas e Diplomas para os melhores trabalhos em cada categoria, ocorrerá durante o Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores a ser realizado na Cidade de Castelo, no sul do Estado do Espírito Santo, nos dias 06, 07, 08 e 09 de Julho de 2017. A Cidade de Castelo, também conhecida como Cidade Sorriso, foi escolhida no dia 03 de Julho de 2016, em votação popular ocorrida no último dia do XII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores realizado, pelo CTC, em 2016 na Cidade de Guarapari.
A cidade de Castelo está localizada no sul do Estado do Espírito Santo, a 140 km de Vitória, 36 km de Cachoeiro de Itapemirim; 36 km de Venda Nova do Imigrante, na BR 262 e, 444 km do Rio de Janeiro, 452Km de Belo Horizonte e 873km de São Paulo (distâncias rodoviárias). A promoção conta com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Castelo, ES, Academia Literária Castelense e Instituto Frei Manoel Simón, de Castelo, ES. Para os participantes da Cidade de Castelo, ES, haverá uma premiação diferenciada e especial, em cada uma das quatro categorias.

REGULAMENTO
         Artigo 1º - Os Concursos de Prosa, Poesia, Trovas e Haicais possuem caráter exclusivamente cultural. Não será realizada qualquer modalidade de sorteio ou exigência de pagamento prévio por parte dos participantes, não sendo necessária a aquisição prévia de qualquer produto, bem ou serviço pelos mesmos, de acordo com o artigo 3°, parágrafo II, da Lei n° 5.768/71 e com o artigo 30 do Decreto - Lei n° 70.951/72. OBJETIVOS. Os Concursos possuem por objetivo estimular a produção literária e incentivar a Cultura, bem como fomentar hábitos de leitura nas camadas jovens, criar e/ou consolidar hábitos de escrita, promover a escrita e valorizar a expressão literária.
Artigo 2º - TEMAS. Serão premiadas obras inéditas com temas livre. Concurso destinado a qualquer pessoa que apresente textos inteiramente inéditos, ainda não publicados. Podem participar do Concurso Literário todas as pessoas interessadas, estudantes ou não estudantes, professores e povo em geral. Cada autor poderá participar com até TRÊS trabalhos em cada uma das categorias Prosa (contos ou crônicas); Poesia (que poderá ser livre sem metrificação, Metrificada ou na forma de soneto); Trova e Haicai.
Artigo 3º - PRAZO PARA INSCRIÇÃO. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de Maio de 2017. Valendo o carimbo dos Correios. Serão considerados inscritos os trabalhos que tenham sidos encaminhados via Correios para o endereço do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas, Rua dos Pombos, 2 – bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, Cep: 29160-280. Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail. Os trabalhos de participantes da Cidade de Castelo poderão ser entregues na Gráfica TT A PIONEIRA, na Rua Carlos Lomba, 198, Centro ou  na Castelo Turismo, na Rua Áureo Machado, 55 Bairro Santo Andrezinho, Castelo, ES.
Artigo 4º - FORMAÇÃO DO TEXTO.

1. Poesia – Texto curto, que demonstre domínio de linguagem e uso de recursos poéticos e expressivos. Forma especial de linguagem literária, mais focada na imaginação e na sensibilidade do que no raciocínio. Texto que transmita, sobretudo, emoção. Poema Lírico com musicalidade, ritmo e rima onde o autor expresse sua reação pessoal diante do que vê, ouve, pensa e sente. Serão aceitos Sonetos de dez ou doze sílabas poéticas. Também serão aceitos poemas sem rima e sem metrificação, desde que contenham ritmo e lirismo. Tamanho: Máximo 1 (uma) página formato A4.

2. Crônica – Texto curto, narrativo ou dissertativo, baseado em assuntos do cotidiano ou de interesse geral, caracterizando-se pela pertinência dos temas tratados, julgado a partir do domínio que apresente da linguagem reflexiva e denotativa. Tamanho: No máximo 2 (duas) páginas A4.  

3. Conto – Narrativa ficcional curta. Tamanho: No máximo 3 (três) páginas formato A4.

4. Trova – É um poema monotrófico (com uma estrofe apenas), sem título, com quatro versos (linhas) heptassilábos (versos de sete sílabas poéticas, redondilha maior), com rima do primeiro verso com o terceiro e do segundo com o quarto verso e sentido completo. Não há necessidade de título. O Escritor Jorge Amado em entrevista a Trovadora Maria Thereza Cavalheiro relata que, “a Trova e o Trovador são imortais.” O Rei dos Trovadores Brasileiros, Acadêmico da Academia Brasileira de Letras, Poeta Adelmar Tavares define a Trova, como “flores miúdas da alma popular.” Diz ele, “As rosas imperiais dos alexandrinos pompeantes. As begônias dos sonetos de dez sílabas. As Cam& eacute;lias das baladas – aí delas – não tem a graça e o cheiro dessas anônimas flores miúdas da alma popular, que é a trova.”

5. Haicai – Para efeito deste Concurso, o Haicai ou Haikai é uma poesia de origem japonesa de forma concisa, contendo referência a natureza e estações do ano, exprimindo um momento vivenciado no presente, formado de três versos, (três linhas), no total de 17 sílabas, sendo o primeiro verso com 5 sílabas, o segundo com 7 sílabas e o terceiro com 5 sílabas. Não há necessidade de rima ou título.

Artigo 5º - DEFINIÇÕES. Para efeito do presente Concurso são válidas as seguintes definições: VERSO: É cada linha de um poema. METRIFICAÇÃO OU ESCANSÃO: A contagem das sílabas deve obedecer à tradição métrica portuguesa. Isto significa contar apenas até a sílaba tônica (forte) da última palavra do verso. Além disso, através do processo de elisão, fundem-se as vogais de sílabas vizinhas, de acordo com a pronúncia.  RIMA: É a repetição de uma sequência de sons a partir da vogal da última sílaba tônica do verso.

Artigo 6º - COMO SE INSCREVER. O candidato deve entregar sua obra em envelope lacrado conforme instruções abaixo: Envelope 1: Dentro desse envelope deverão ser entregues 3 vias de cada obra, impressas e assinadas por pseudônimo.

No caso da Categoria Prosa (Crônicas e Contos) e Poesia, deverá também ser entregue uma gravação em CD/DVD do texto digitado. Cada envelope deve conter apenas uma obra. Os candidatos que desejarem participar das quatro categorias (Prosa, Poesia, Trovas e Haicais) necessitam entregar um envelope com três vias de cada obra, também um envelope para cada Categoria.

No caso da Categoria TROVA e da categoria HAICAI não haverá necessidade do envio de gravação em CD/DVD

Envelope 2:  Em todas as Categorias, nesse segundo envelope deve estar uma cópia da carteira de Identidade do candidato, endereço completo com CEP, Telefone, E-MAIL e WhatsApp para contato. CASO NÃO USE E-MAIL, FAVOR CRIAR UM OU USAR E-MAIL DE ALGUM CONHECIDO. Por fora dos envelopes, colocar apenas uma etiqueta com as seguintes informações: CATEGORIA; TÍTULO DA OBRA; PSEUDÔNIMO.

Envelope 3: Neste envelope colocar os envelopes 1 e 2 e endereçar pelos Correios para CTC – Clube dos Trovadores Capixabas, Rua dos Pombos, 2 – Bairro Eurico Salles, Carapina, Serra, ES, Cep: 29160-280.

Artigo 7º - COMISSÃO JULGADORA. As obras inscritas nas Categorias, Prosa e Poesia serão analisadas por uma Comissão Julgadora composta por 3 (três) jurados, indicados pela Academia Literária Castelense, especialistas em cada categoria, responsáveis por eleger os 20 (Vinte) melhores obras no gênero. No caso de Trovas e de Haicais, a Comissão Julgadora será composta de 03 (Três) jurados indicados pelo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC. As duas Comissões Julgadoras poderão, quando julgar conveniente, conceder Menção Honrosa a um ou mais nomes de cada categoria.

Artigo 8º - DATA DA PREMIAÇÃO. Os prêmios: Troféus, Diplomas e Medalhas serão entregues durante o XIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, de 6 (quinta feira) a 9 (domingo) de Julho de 2017, na Cidade de Castelo, região sul do Estado do Espírito Santo.

Artigo 9º - A avaliação dos trabalhos será realizada segundo os critérios de: Criatividade, coerência, objetividade, clareza, adequação ao tema e o bom uso da língua portuguesa. Serão automaticamente desclassificados os trabalhos que contenham: (a) A reprodução, parcial ou total, de artigos ou textos do próprio autor que já tenham sido publicados; (b) Casos comprovados de plágios e cópia de textos de terceiros. No caso de fraude ou cópia e plágio comprovado o participante será excluído automaticamente do concurso. (c) Textos ou expressões com conotação política ou contrária aos bons costumes, à moral ou à legislação vigente, que incitem a violência ou a prática de atos ilegais.

Artigo 10º - A Comissão Julgadora decidirá, soberanamente, sobre quaisquer outras questões não previstas no presente Regulamento relacionadas ao julgamento do material produzido pelos inscritos neste concurso. Os resultados serão divulgados, a partir do dia 10 de Junho de 2017, no site www.clerioborges.com.br e, no Facebook, no sítio do XIII Congresso: www.facebook.com/groups/congressodeCastelo2017/ Os contemplados serão informados por e-mail, telefone ou carta.

Artigo 11º - Caso os vencedores não residam na Cidade de Castelo, os mesmos arcarão com as despesas, de viagem e transporte, hospedagem e alimentação. Os que forem participar do Congresso nos quatro dias serão beneficiados com descontos especiais na hospedagem e alimentação. Caso os vencedores não possam comparecer na Cerimônia de Premiação, os prêmios serão entregues simbolicamente na mesma oportunidade. Prêmios poderão ser entregues a representantes ou enviados por correio ou outro meio, com despesas de envio sob responsabilidade do premiado.

Artigo 12° - Os participantes, inclusive os menores, com anuência de seus representantes legais, desde já autorizam uso de suas imagens, falas e nomes em filmes, vídeos, fotos e cartazes, anúncios em jornais, revistas e internet para divulgação de sua participação neste concurso, sem nenhum ônus para o Clube dos Trovadores Capixabas, CTC e/ou Academia Castelense de Letras.

Artigo 13º - As questões omitidas ou não previstas neste Regulamento serão decididas pela Comissão Julgadora. A inscrição neste Concurso Literário implica na aceitação total e irrestrita de todas as normas deste Regulamento. Todos os trabalhos recebidos, inclusive os escolhidos como vencedores, não serão devolvidos aos seus autores após o término deste concurso, sendo que os mesmos cedem, com anuência de seus representantes legais, desde já, de forma gratuita e definitiva, os direitos autorais patrimoniais, sem limitação de território, ao Clube dos Trovadores Capixabas, CTC que poderá utilizá-los como melhor lhe aprouver, em caso de publicação em livros, revistas ou por qualquer meio de divulgação na Internet. A idéia dos organizadores é e ditar um Livros com a publicação de todos os trabalhos premiados, recebendo cada participante classificado, 02 exemplares do livro.

HASHTAG: Com o uso da Hashtag em uma publicação, o conteúdo ficará disponível para qualquer pessoa que acesse a mesma Hashtag sobre o assunto, permitindo-a comentar, compartilhar ou curtir o conteúdo. Na divulgação no Facebook e na Internet, de textos e fotos referente a este Concurso e o XIII Congresso Brasileiros de Poetas Trovadores em Castelo, pede-se usar a Hashtag #congressodeCastelo2017 ou #AtrovaemCastelo2017

Serra, ES, 15 de Novembro de 2016.

Clério José Borges – Presidente do CTC – Clube dos Trovadores Capixabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário