sexta-feira, 17 de março de 2017

Antologia Literária Jovem Afro * Antonio Cabral Filho - Rj

Antologia Literária Jovem Afro / Quilombhoje





Textos até dia 21 de março  

Quilombhoje  Abra no navegador  

________________________________



Olá, a proposta abaixo é destinada a autores jovens, de 16 a 24 anos, como uma forma de estimular o interesse pela literatura afro. Pedimos que leiam atentamente e divulguem para essa faixa etária. Axé!
São Paulo, 26 de janeiro de 2017

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O LIVRO
“JOVEM AFRO – ANTOLOGIA LITERÁRIA”



Esperamos que esteja tudo bem com você!

Esta carta é para convidar você para fazer parte do livro que reunirá jovens escritorxs negrxs, projeto da Bantu Cultural com apoio do Baobá – Fundo para Equidade Racial, livro provisoriamente denominado Jovem Afro – Antologia Literária.

A produção literária afro-brasileira vem crescendo impulsionada especialmente pelo lançamento anual da série Cadernos Negros, que ocorre há quase quatro décadas. O objetivo agora é dar visibilidade para textos de autorxs entre 16 e 24 anos. Não haverá nenhum custo para os participantes.

A antologia vai abranger três gêneros: contos, poemas e histórias em quadrinhos.

Conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto de ficção em prosa com poucos personagens, com unidade de conflito e de ação. Conto e crônica são coisas diferentes. A crônica está mais próxima do jornalismo. O conto apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir, em quem o lê, um efeito de impacto.

Poema pode ser definido como uma obra literária apresentada geralmente em versos, misturando som, imagem e significado. Para Aimé Césaire, a poesia é “o mergulho na verdade do ser”. Segundo Maya Angelou, para escrever um poema “você não pode ter medo de sua própria humanidade”. A poesia está fortemente relacionada com a música. Tal como na música, o ritmo tem uma importância central. Rimas internas e os sons das palavras também desempenham papéis fundamentais.

As histórias em quadrinhos são constituídas de desenhos e textos que narram um enredo quadro a quadro.

Os textos a serem enviados podem versar sobre vários temas. Podem ser textos românticos, de mistério, de ação, humor, falar sobre violência. O importante é que, em cada gênero, autorxs possam expressar os múltiplos aspectos da experiência afro (as emoções, os desejos, as alegrias, as tristezas, os ideais etc.).

Poderão participar jovens:
a. De 16 a 24 anos.
b. Que se autodeclarem negrxs.
c. Que preencham o formulário de inscrição e enviem a documentação solicitada.
d. Que enviem os textos conforme solicitado.


Cada autor(a) deverá submeter textos a um processo de avaliação do qual participarão críticxs de literatura, professorxs e leitorxs. O processo se dará do seguinte modo:

1. Cada  autor(a) poderá enviar texto para somente um dos três gêneros:
a. um conto de até 7 (sete) laudas, ou
b. até 5 (cinco) laudas de poemas, ou
c. até 7 (sete) páginas de uma história em quadrinhos. As histórias em quadrinhos deverão ser em preto e branco.

1a. Os contos e poemas deverão ser preenchidos na lauda padrão (ou similar) e salvos em pdf.

1b. As histórias em quadrinhos deverão ser enviadas em pdf, em tamanho 14x21cm.

2. Para a fase de avaliação, os trabalhos não deverão vir com o nome verdadeiro dos autores e sim com um pseudônimo adotado só para o processo. Quer dizer, os textos serão avaliados com o pseudônimo e não com o nome verdadeiro, que só será conhecido no fim.

3. O prazo de recebimento dos textos é dia 21 de março de 2017.

4. Os textos deverão ser enviados pelo formulário de inscrição. Preencha-o no seguinte link (caso não abra, copie e cole no navegador): https://form.jotformz.com/70335901580654.

5. Os textos não podem ter sido publicados em livro anteriormente.

6. Preenchimento da lauda padrão:

6.1. A lauda padrão tem 27 linhas, com 50 toques cada linha, fora o título. Você pode editar no editor de texto. Note que nesta lauda os campos de título e pseudônimo fazem parte do texto corrido, então, quando acrescentar ou modificar os textos, cuide para  que os campos fiquem nos lugares corretos. Os textos devem ser todos digitados em corpo 14. Faça o download da lauda em www.livrojovemafro.quilombhoje.com.br/LaudaPadraoAntologiaJovem.docx  (caso não abra, copie e cole o endereço no navegador).
6.2. Cada autor(a) poderá enviar de duas até sete laudas de conto (contendo apenas um conto) ou até cinco laudas de poemas (podendo enviar mais de um poema) ou até sete páginas de hq.
6.3. Depois de preenchida, a lauda deve ser salva com o pseudônimo e enviada pelo formulário.
6.4. As hqs devem ser enviadas em pdf, em página tamanho 14x21 cm.

7. O formulário de inscrição deve ser preenchido com nome completo, o pseudônimo utilizado, os títulos de todos os textos enviados e foto em boa resolução (300 dpi). Estes dados mais número de R.G., CPF, endereço completo e telefone para contato, e, se houver, e-mail, facebook/google, além de minibiografia e bibliografia (livros publicados) deverão também ser enviados pelo formulário de inscrição.

8. Qualquer dúvida, escreva para o e-mail bantucultural@gmail.com.

9. O resultado do processo de avaliação será divulgado no dia 21 de abril de 2017. Os textos selecionados farão parte do livro. Autorxs serão avisados por e-mail. Textos não selecionados serão deletados.

10. Os autores que fizerem sua inscrição para a antologia concordam desde já com as condições de participação. Também autorizam a publicação dos textos, que reconhecem como de sua autoria e originais e autorizam a comercialização do livro. O livro será editado junto com o Quilombhoje Literatura.

11. A quota de livros (10 exemplares) será entregue aos autore(a)s após o lançamento, previsto para julho de 2017.

Que Carolina de Jesus, Solano Trindade, Lima Barreto, Auta de Souza, Oliveira Silveira, dentre outros, nos inspirem.


-----------------------

Apoio: Baobá   

Nenhum comentário:

Postar um comentário